sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Síndrome do Cuidador de Idoso ou Síndrome de Burnot

O assunto é sério! Vamos abrir o jogo, cuidar de um idoso não é fácil e muitas vezes quem assume essa função, seja por não poder arcar com os custos de um profissional ou por medo de não cuidarem direito do familiar, são os filhos ou parentes próximos ao idoso. Com o tempo a rotina vai ficando difícil, o velhinho vai ficando cada dia mais teimoso, mais dependente e os demais familiares vão se afastando ou melhor sumindo e o cuidador assumindo a tarefa sozinho. Todos esses aspectos contribuem para uma doença típica dessas pessoas a Síndrome de Burnot ou do Cuidador, isso mesmo, eles também ficam doentes, uma hora o cansaço toma conta afinal, todos sabemos que não é fácil cuidar de um idoso 24 horas por dias durante vários anos sem tirar férias ou sequer ter um feriado para distrair ou se dedicar a família. Como identificar a doença?

Vamos mostrar algumas características desta síndrome:

  • Cuidador estressado em demasia.
  • Esgotamento emocional.
  • Frequentemente irritado e com comportamento agressivo.
  • Baixa auto-estima, fadiga crônica, tendência a valorizar seu próprio trabalho de forma negativa.
  • Sintomas físicos, tais como, dor de cabeça, palpitação, alergias, gastrite, emagrecimento, dores musculares, dores na coluna vertebral…
  • Consumo aumentado de café, álcool, medicamentos e drogas ilegais, absenteísmo, baixo rendimento pessoal, distanciamento afetivo dos clientes e companheiros como forma de proteção do ego, aborrecimento constante, atitude cínica, impaciência e irritabilidade, sentimento de onipotência, desorientação, incapacidade de concentração, sentimentos depressivos, freqüentes conflitos interpessoais no ambiente de trabalho e dentro da própria família.
Quando você ou alguém da sua família, ou mesmo um cuidador profissional que conheça estiver apresentando estes sintomas que enumeramos, saiba que isto é uma doença ocupacional e que traz conseqüências funestas. Isto é: o cuidador também está doente! Ele precisa de descanso, de férias, precisa de se tratar!

4 comentários:

  1. O Cuidador de idosos profissional deve ser contratado por turnos, com direito a ferias, descanso remunerado, e tudo o mais que a lei prevê. Mas quanfo o cuidador é um familiar, especialmente esposa, não gozara desses privilégios e sera alguem que sofrera de Burnot.

    ResponderExcluir
  2. O Cuidador de idosos profissional deve ser contratado por turnos, com direito a ferias, descanso remunerado, e tudo o mais que a lei prevê. Mas quanfo o cuidador é um familiar, especialmente esposa, não gozara desses privilégios e sera alguem que sofrera de Burnot.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como procurar ajuda....psicólgo, neuro! Estou cuidando de minha mãe com Alzaimer 91 anos...terr´velmente ativa, saudável mas vez em quando não me reconhece, nem lembra do nome dos filhos e insistentemente quer o marido e sua casa. Meus filhos estão preocupados comigo! Se puderem me deêm uma luz do caminho melhor, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dica é procurar associações de Alzaimer algumas faculdades tb tem centro de psicologia, converse com um medico, tb ha psicologia nos orgãos publicos....essas dicas que eu forneci são as mais baratas...

      Excluir